Com o aumento da competitividade no mercado e clientes mais exigentes e preocupados com a qualidade de seus alimentos, a presença de profissionais de nutrição se faz fundamental e estratégica nos dias de hoje para qualquer indústria alimentícia.
E não é para menos! Afinal, um dos principais papéis do nutricionista nesta área é avaliar e orientar sobre a composição mais adequada na produção desses alimentos, agregando assim mais qualidade, controle e, até mesmo, sabor aos produtos.
Por isso, hoje preparamos um post exclusivo para abordar a importância do profissional de nutrição no controle de qualidade de alimentos e as vantagens que ele pode trazer para a sua indústria.
Boa leitura!
Por que é tão importante contar com um nutricionista na indústria de alimentos?
Como bem destacamos, independentemente da área de atuação, um dos principais papéis do nutricionista é de orientar e proporcionar dietas mais adequadas nutricionalmente, além de permitir agregar mais segurança, saúde, sustentabilidade e, até mesmo, sabor às receitas.
E a presença desse profissional de nutrição na indústria alimentícia não é algo tão novo assim, apesar de que muitas empresas ainda não investem nessa estratégia.
Para se ter uma ideia, é de 2005 a resolução CFN nº 380, que considera a indústria e o marketing, áreas possíveis de atuação para o nutricionista.
E indo direto aos pontos, contar com um profissional de nutrição na indústria de alimentos, tendo a agregar as seguintes vantagens:
- Melhorias no controle de qualidade dos produtos;
- Mais valor nutricional aos alimentos;
- Escolha estratégica de ingredientes;
- Otimização na produção;
- Mais sabor aos alimentos;
- Mais segurança e saúde agregados aos produtos.
E qual o papel do profissional de nutrição no controle de qualidade de alimentos?
São inúmeras as atividades e tarefas que podem ser de responsabilidade de um nutricionista numa indústria de alimentos, inclusive, dando apoio e suporte direto aos operadores, engenheiros, químicos e até farmacêuticos.
No entanto, apesar de o nutricionista poder ocupar um papel fundamental e agregar inúmeras vantagens ao controle de qualidade de alimentos e a produção como um todo na indústria alimentícia, pesquisas revelam que este profissional está presente em cerca de 4% apenas nesse tipo de atuação.
Entre as principais tarefas que podem ser realizadas pelo profissional de nutrição na indústria, destacam-se:
- Apoiar na pesquisa e desenvolvimento de novos produtos;
- Recomendar sobre o conteúdo nutricional dos alimentos;
- Indicar tendências de consumo;
- Elaborar ou adequar receitas;
- Desenvolver protocolos sobre segurança alimentar;
- Desenvolver processos e receitas mais sustentáveis;
- Aplicar programas de educação alimentar;
- Apoiar a equipe de marketing e design de embalagens.
Em resumo, esses são alguns pontos essenciais sobre a importância do profissional de nutrição no controle de qualidade de alimentos na indústria e como o papel dele pode agregar mais vantagens, tanto para o consumidor, como para o próprio negócio.
E se você achou interessante o tema e quer saber mais dicas para melhorar os processos em sua indústria de alimentos e bebidas, então aproveite para conferir nosso próximo post e entenda a importância de fiscalizar os processos de limpeza em sua produção.