Como avaliar os processos de higienização em cervejarias?

21/06/2022 Higienização na indústria de alimentos Equipe UniqueMais

Muito mais do que cumprir as exigências e boas práticas de sanitização dos ambientes, é fundamental saber avaliar os processos de higienização em cervejarias, no intuito de evitar maiores dores de cabeça com a fiscalização e, o pior, correr o risco de contaminação com as bebidas.

Por isso, hoje preparamos este post com dicas essenciais e práticas sobre como realizar uma boa avaliação dos ambientes e processos internos, e claro, como monitorar os procedimentos de limpeza pela sua equipe.

Sendo assim, sem grandes delongas, vamos direto aos pontos. Boa leitura!

 

Saiba como fazer a avaliação de processos de higienização em sua cervejaria

 

Do recebimento e estoque de seus insumos, até os cuidados básicos de manipulação e produção, tudo deve ser levado em consideração na avaliação dos processos de limpeza em cervejarias.

Por isso, para não ter erros e riscos, nós separamos algumas estratégias indispensáveis a seguir. Confira!

 

 Conte com uma assessoria especializada em higienização em cervejarias

 

A primeira dica sobre como avaliar bem os processos de higienização em cervejarias se refere à terceirização deste serviço por meio de uma consultoria especializada. Afinal, tal estratégia vai permitir à sua empresa repassar técnicas de limpeza para sua equipe responsável pela higienização.

Além disso, muito provavelmente você conseguirá reduzir custos com insumos, melhorar o desempenho de seu time, diagnosticar gargalos, otimizar processos e estar em dia com as obrigações e exigências da fiscalização.

 

Mapeie os processos e ambientes

 

Um passo importante para avaliar os processos de higienização em cervejarias é mapear os processos e ambientes internos, levando em consideração as atividades e produtos que são manipulados neles no dia a dia.

Assim, é possível definir melhor as melhores estratégias de limpeza para cada local, mensurar os riscos inerentes, treinar cada equipe conforme suas necessidades, indicar os produtos corretos e mais adequados, criar cronogramas e monitorar os resultados de forma mais fácil.

Trabalhe com produtos adequados A higienização de cervejarias não se resume apenas aos processos, mas também aos produtos utilizados no dia a dia pela sua equipe. Afinal, se não houver controles frequentes, ou mesmo, não haver planejamento sobre a escolha dos insumos utilizados, sua empresa poderá estar gastando mais dinheiro e, inclusive, colocando em riscos a saúde e segurança das pessoas.

Logo, a compra de produtos corretos e o uso adequado dos mesmos é parte fundamental e estratégica da avaliação da sanitização de cervejarias.

 

Capacite a sua equipe para higienização em cervejarias

 

Focar apenas nos processos e acertar na escolha dos produtos de limpeza somente ainda não são o suficiente para a higienização ideal de sua cervejaria. Afinal, é preciso levar em consideração também o fator humano!

Portanto, a equipe responsável deve estar devidamente capacitada e treinada para realizar os procedimentos adequadamente, evitando desperdícios, riscos de contaminação e falhas nos processos.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais e indispensáveis sobre como avaliar e monitorar os seus processos de higienização em cervejarias e a importância dessas práticas no dia a dia, tanto para melhorar a qualidade e segurança de suas produções, como para atender as exigências dos órgãos fiscalizadores.

E se você tem uma cervejaria e quer otimizar os seus processos de higienização, converse agora com um de nossos especialistas e conheça os serviços exclusivos da UniqueMais para este setor.