A ideia de “higiene ambiental” em frigoríficos e aviários está diretamente relacionada a processos de limpeza e cuidados diários dos ambientes de produção e manipulação dos alimentos. Na prática, isso visa não apenas prezar pela qualidade dos produtos e evitar possíveis contaminações, como também garantir a segurança, o bem-estar e a eficiência nesses ambientes de trabalho.
Por isso, hoje preparamos este post com dicas e informações úteis sobre o tema. Vamos conferir?
Afinal, o que é higiene ambiental?
Podemos definir higiene ambiental como um conjunto de técnicas e cuidados relativos à higienização e manutenção da limpeza em um determinado ambiente na indústria de alimentos.
Com isso, este conceito visa evitar possíveis riscos e danos à saúde humana, além de prezar pela integridade dos produtos e insumos alimentícios ali geridos, dos processos executados e de uma produção eficiente.
Qual o papel da higiene ambiental em frigoríficos e aviários?
Nesses ambientes, os riscos de contaminações são considerados elevados, o que pode acarretar em danos à saúde humana, tanto de quem os manipula, como de quem os consome.
Logo, a higiene ambiental em frigoríficos e aviários tem uma importância de extremo valor para garantir a qualidade dos produtos e processos de todos os ambientes envolvidos na produção, além de agregar muitos outros fatores, tais como:
- Redução de perdas e desperdícios;
- Cumprimento das exigências de órgãos fiscalizadores;
- Redução de custos;
- Otimização de processos internos;
- Mais qualidade e segurança à linha de produção.
Quais processos fazem parte da higiene ambiental em frigoríficos e aviários?
Em geral, a higiene ambiental em frigoríficos e aviários engloba uma série de processos, que segundo especialistas, são fundamentais para garantir um ambiente adequado e seguro para a produção e manipulação dos alimentos.
São eles: · Diagnóstico de gargalos – é fundamental realizar uma avaliação geral das condições de seus ambientes para diagnosticar e tratar possíveis falhas da higienização;
- Sanitização e limpeza – a higienização deve atender às exigências de segurança e qualidade, respeitando as características e necessidades de cada ambiente;
- Produtos – a escolha e o uso correto de produtos também fazem parte da estratégia de uma higiene ambiental na indústria;
- Fator humano – sua equipe deve estar devidamente capacitada para realizar e avaliar os processos de higiene ambiental na sua empresa;
- Resultados – acompanhe e monitore os resultados de seus processos de higienização no frigorífico ou aviário, e utilize essas informações para manter a qualidade dos serviços ou melhorar alguns processos.
Portanto, se você é dono ou trabalha em um frigorífico e aviário, e reconhece a importância da higienização adequada em seu negócio, uma dica de implementação dessa estratégia é por meio de um diagnóstico completo e de uma consultoria especializada.
A UniqueMais, por exemplo, é uma empresa com serviços exclusivos e completos, que atendem amplamente às necessidades da indústria de alimentos.