O uso de indicadores de qualidade é o primeiro passo para implementar um padrão de higienização e limpeza em clínicas e consultórios, sendo uma estratégia fundamental para garantir um melhor desempenho dos processos e, em paralelo, possibilitar economias e uma redução de custos eficiente em relação ao consumo de produtos químicos.
No entanto, para que tudo isso seja realmente aplicado na prática, é fundamental trabalhar com indicadores de qualidade, justamente para se conseguir mensurar os resultados após a a implementação das ações e dos métodos.
Sendo assim, preparamos este post com dicas sobre os principais indicadores de qualidade que podem ser observados durante os processos de limpeza de clínicas e consultórios médicos e como realizar isso com mais profissionalismo.
Boa leitura!
Quais são os principais indicadores de qualidade na limpeza de clínicas e consultórios?
Como bem resumimos acima, os indicadores de qualidade servem para enumerar e mensurar os resultados gerados em uma padronização de limpeza em clínicas e consultórios médicos.
Dessa forma, o ideal é que a sua equipe ou gestão defina quais são os pontos considerados essenciais a serem observados e monitorados, justamente para haver uma comparação do antes e depois e sobre o que melhorou e o que pode ser melhorado ainda.
Para isso, sugerimos os seguintes fatores:
Consumo de produtos químicos
Um dos indicadores de qualidade inerente à limpeza de clínicas e consultórios mais fáceis de ser observado se refere ao acompanhamento sobre o consumo de produtos químicos.
Então por exemplo, se hoje a sua empresa tem um controle financeiro e de estoque desses materiais, é possível monitorar por determinado período, em especial, após a implementação de uma padronização de higienização, e assim, conferir se houve resultados satisfatórios ao longo do tempo, como economias, redução de consumo, volumes de itens estocados etc.
Intervalo de compras
Outro exemplo de indicador a ser observado na higienização de clínicas e consultórios se refere ao intervalo de compras de materiais e equipamentos de limpeza. Afinal, após a padronização de processos, a tendência é que os produtos durem mais e, consequentemente, os prazos para a reposição sejam mais espaçados também.
Na prática, isso pode gerar redução de custos, maior controle sobre as compras e até mesmo evitar desperdícios.
Custos com limpezas
Por fim, um indicador de qualidade referente à limpeza de clínicas e consultórios está atrelado ao valor de investimento gasto mensalmente com os processos de higienização.
E para isso, recomenda-se considerar cada detalhe inerente à esta prática, bem como mão de obra, produtos químicos, equipamentos, estoques etc.
Assim, é possível mensurar o quanto a sua empresa gastava anteriormente com esses processos e se há resultados satisfatórios após a implementação de novas ações e procedimentos.
Como acompanhar esses indicadores de forma mais profissional?
Se você chegou até aqui, certamente é porque se preocupa com a qualidade e eficiência de seus processos de limpeza em sua clínica ou consultório, certo? E se você não sabe, hoje, há empresas especializadas em soluções para a higienização desses ambientes profissionais, fornecendo serviços e produtos completos, além de assessorias dedicadas para gerar melhores resultados no seu dia a dia.
Em outras palavras, ao terceirizar esse tipo de serviço, a sua clínica passa a contar com produtos mais adequados, com melhores custos-benefícios, treinamentos sobre suas aplicações, diagnósticos detalhados e monitoramento contínuo sobre os principais indicadores de qualidade.
Quer saber mais e apostar em uma parceria estratégica para melhorar a sua limpeza de clínicas e consultórios médicos? Então, converse agora mesmo com um especialista e confira os diferenciais da UniqueMais.