Assim como em diferentes outros setores, a indústria alimentícia pode implementar boas práticas em sua gestão de qualidade no intuito de conquistar e implementar normas e certificações ISO em seu estabelecimento, o que reforça a segurança e o comprometimento da marca no mercado.
No entanto, o grande desafio para isso muitas vezes esbarra na falta de conhecimento técnico das equipes e na dificuldade de manutenção contínua dessas práticas e normas.
Por isso, hoje preparamos uma pequena lista com as principais certificações ISO que competem à indústria de alimentos, a que elas se referem na prática e, claro, como implementá-las.
Boa leitura!
Principais normas ISO aplicáveis à indústria de alimentos
Aqui separamos algumas certificações ISO reconhecidas pela ABNT no Brasil e que podem ser conquistadas e implementadas pela indústria de alimentos a partir de boas práticas e do cumprimento de determinadas normas.
Confira!
ISO 9001
Essa norma ISO para a indústria de alimentos se refere ao sistema de gestão de qualidade da empresa, que tem intuito de otimizar os processos, garantir mais agilidade na produção e manipulação de produtos e proporcionar mais qualidade e segurança ao consumidor.
Entre os principais benefícios agregados pela ISO 9001 na indústria alimentícia, vale destacar: · Redução de custos;
- Aumento da produtividade das equipes e ambientes de produção;
- Melhor controle das rotinas de trabalho; · Padronização e definição de responsabilidades;
- Melhores oportunidades de negócio (muitos parceiros comerciais exigem o certificado);
- Redução de riscos;
- Valorização da marca e imagem da indústria.
ISO 22000
Entre as principais normas ISO que competem à indústria alimentícia, vale destacar também a ISO 22000, que por sua vez, se refere ao sistema de gestão de segurança de alimentos e,
portanto, tem como objetivo garantir a segurança dos produtos produzidos, manipulados e comercializados neste setor.
Ela faz parte do Esquema de Certificação FSSC 22000, que engloba as exigências básicas da ISO, requisitos de boas práticas de fabricação, armazenagem e manipulação de alimentos.
Toda indústria alimentícia, independentemente do tamanho ou especialização, pode implementar a ISO 22000, prezando assim pela segurança e qualidade de sua cadeia produtiva e dos produtos que carregam a sua marca.
Como implementar as normas ISO na indústria de alimentos?
Como bem destacado, a implementação de normas ISO na indústria alimentícia requer o cumprimento de requisitos e de boas práticas nos ambientes de produção de alimentos e produtos.
Para isso, recomenda-se as seguintes dicas:
- Avalie as condições de seus ambientes a partir de um diagnóstico detalhado;
- Crie um cronograma de atividades a serem cumpridas, conforme exigências das normas ISO;
- Realize treinamentos em todos os setores envolvidos; ·
- Monitore os processos frequentemente;
- Realize auditorias internas e busque melhorias contínuas.
Em resumo, essas são as principais normas ISO que competem à indústria de alimentos no Brasil e algumas dicas essenciais sobre como implementá-las na prática, lembrando que, hoje, há empresas e consultorias especializadas em soluções para o setor, que podem dar todo o suporte para a otimização de seus processos, desde a realização do diagnóstico técnico, até a orientação e monitoramento constante dos resultados.